SEJA LIGHT E PERCA PESO SEM PERDER DINHEIRO


     Dieta em casa é sempre um problemão.
     Além de ter que se privar das delícias gordurosas, muitas vezes o que vemos é que ao tentar perder algum peso, perdemos também alguns tostões a mais. Não sei se é só uma impressão minha, mas parece que tudo o que é light, menos calórico, e mais natural é mais caro!

     Vai viver de arroz integral, salmão grelhado e chocolate amargo pra você ver no fim do mês... Se você perde peso ou não, eu não sei, mas tenho certeza de que você gastou uma boa grana a mais do que em uma dieta mais tradicional.

     Engraçado que eu particularmente, considero muito mais barato pescar, do que cuidar e transportar bois e porcos, assim como acho que o arroz integral deveria ser muito mais barato por passar por menos processos do que o comum... Mas enfim, não é isso que vemos nas prateleiras dos mercados.

     Mas pensando nisso, e vivendo isso, resolvi desenvolver uma pequena lista, de alimentos que podemos preparar e saborear com prazer, gastando o mesmo ou até menos, do que em uma alimentação mais tradicional, e despreocupada.
   
     Abaixo seguem algumas dicas interessantes:

  • Procure sempre aproveitar o máximo do alimento! (talos de brócolis, couve flor, entre outros, caem muito bem em algumas receitas.
  • Creme de Ricota, é uma opção saborosíssima e muito mais light do que um requeijão cremoso, ou um Catupiry, mas os mais comuns que encontramos no mercado não são nada baratos. Segue aqui (creme de ricota caseiro) um link de uma forma muito simples, rápida e pratica, de preparar um creme de ricota em casa. E rende muito!
  • Procure comprar sempre legumes e verduras em pequenas quantidades para utilizar no mesmo dia, ou no máximo no dia seguinte. Comprar principalmente legumes para a semana pode deixa-lo murcho, ou com uma textura e aparência não muito agradável, e ainda que não esteja estragado, irá tornar sua experiência light em algo menos prazeroso.
  • Sucos são bem vindos em todas as dietas, mas também não dá pra viver comprando morangos, kiwis, pêssegos, entre outros, especialmente fora de época, então a dica aqui são duas em uma: Obviamente, dê preferência às frutas da época, e em segundo lugar, se o objetivo for saciar para comer menos, tudo o que você tem para um lanche é o suco, procure escolher uma unica fruta e bater com leite. Eu não indico o uso de mais de uma fruta, para não ficar com gosto e aspecto de vitamina batida, o que não me agrada muito, e a fruta com o leite vai dar uma saciedade incrível. Experimente o tradicional abacate com leite no lanche, você vai ficar completamente satisfeito.
  • Utilize mais molho pronto de tomate do que o tomate comum. Parece estranho, mas com algum cuidado, você vai perceber que faz sentido. Com o tomate custando acima de 2 ou 3 reais o kg, imagine de quantos tomates você precisa para ter aquele molho apurado de um sachê de molho pronto por exemplo? Colocando o custo dos temperos (que é simbólico, mas já são alguns centavos), o gás e energia dispensados, e o seu tempo que vale muito!, e ai? Ok, não vou dizer que fica mais ou menos gostoso o caseiro, mas não fazemos almoços para o Papa todos os dias, então particularmente, vejo que a diferença de sabor não é grande ao ponto de compensar todo o esforço e dinheiro a mais. O único detalhe, que eu acho indispensável, é que hoje em dia, felizmente, encontramos com certa facilidade, molhos prontos com ausência total de qualquer química, ou seja, 100% ingredientes naturais. Não custam tão mais caro, a diferença chega a ser de poucos centavos quando existe, e sua saúde agradece!
  • Utilize mais sua panela de pressão! Mas com restrições! Panela de pressão economiza muitos minutos e até horas de cozimento, mas lembre-se que depois que sua panela começa apitar, deixe em fogo baixo! Economiza gás, energia, e não chega alterar em nada o tempo de cocção!
  • Azeite é bom! É ótimo, mas evite chegar ao ponto de fritar um alimento com ele. Cocção também não é indicada, mas a fritura é pior. Existe um ponto em todos os óleos, que se chama ponto de fumaça. É quando o óleo perde suas propriedades, e se torna saturado. Veneno puro para nossos sistema vascular, e o querido azeite, possui um ponto de fumaça bem abaixo dos óleos mais comuns. Portanto, o ideal é não fritar. Opte por grelhar! Não sendo possível, escolha óleos mais saudáveis como de amendoim, gergelim, ou mesmo o de girassol. São um pouquinho mais caros que o de soja, e podem até ter algum gostinho diferente, mas calóricamente fazem diferença.
  • E por último, quando for renovar ou acrescentar utensílios a sua cozinha, como panelas, espatulas, conchas, entre outros, dê sempre preferencia aos anti-aderentes. Teflon, cerâmica, silicone... Tudo o que não gruda, exige menos ou até extingue a necessidade de óleo no preparo dos alimentos. Geralmente custam mais caro, mas você irá economizar óleos e azeites no seu dia a dia, e seu coração, gordura!
Fica a dica:
Seguem algumas dicas já publicadas aqui no blog de como se alimentar bem, gastando pouco, de forma muito pratica de se preparar, e ainda vai te ajudar a perder alguns quilinhos extras!
Abobrinha Italiana Recheada Light - Sabor Pizza
Receita Prática de Peixe no Papelote - Light
Patê de Alho Sem Óleo - Light

;)

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top