Se eu cozinho, eu não lavo! ( ARROZ )



Título subjetivo, não?

Hahahah... Hoje vamos falar sobre um assunto que é duvida pra muitos, e frequente discussão entre meus amigos quando eu vou cozinhar.

ARROZ precisa lavar, antes do cozimento???

Segundo o IRGA - Instituto Rio Grandense do Arroz, dentre os mais comuns tipos de arroz consumido no prato do brasileiro, encontramos dois principais: O POLIDO (aquele tio joão, branquinho de todo dia), e O PARBOILIZADO.

A diferença entre eles, é no seu preparo industrial. O PARBOILIZADO tem grande parte do seu processo de industrialização, efetuado ainda dentro de sua casca. Especialmente no processo de LAVAGEM.
Isso para garantir a textura e nutrientes.
Já o arroz POLIDO, é industrializado desde cedo sem a casca, para que seu cozimento seja mais rápido e dê a ele a textura que ja estamos habituados. Porem grande parte de seus nutrientes são perdidos justamente por culpa dessa industrialização.

Ainda segundo o IRGA... "Pode-se afirmar que, sob o ponto de vista das perdas nutricionais, no arroz polido é desaconselhável a lavagem; e no parboilizado é completamente desnecessária.";
Eu explico. Em sua extensa matéria sobre assunto, foi dito que perdemos os nutrientes do arroz durante sua industrialização, perdemos nutrientes durante sua lavagem, e perdemos MUITOS nutrientes durante seu cozimento, devido as altas temperaturas.
Loooogo, devemos evitar a lavagem do arroz, ja que evitar o cozimento ou a industrialização é meio dificil ne? Vamos combinar!.

Então pra hoje tenho duas dicas:
  1. Escolham sempre um arroz de boa procedência, pra poder evitar essa lavagem.
  2. O site da Knorr esta enviando gratuitamente em nossas casas uma amostra de seu novo tempero MEU ARROZ pra quem se cadastrar no site deles. Knorr.com.br/MeuArroz

Então... Caprichem neste prato tão trivial e tão necessário em nosso dia-a-dia. E bom arroz! :)

2 comentários :

Scroll to top