ABSINTO - CONHEÇA A BEBIDA E SUA HISTORIA

Particularmente, sou fã desta bebida... E sinceramente... Pouco sei dizer sobre os efeitos que causou em mim, exceto a amnésia alcoólica. E há quem não acredite neste esquecimento, pois eu lhes digo: É muito real. 

Pode não ser regra, e até acho que realmente varia de pessoa pra pessoa, mas digo com experiência própria: Existe. 

Mas vamos falar sobre o Absinto...

Esta bebida, criada na Suíça por razões medicinais, chegou a ter até 85% de teor alcoólico, e como se isso já não bastasse, as pessoas desta época ainda acrescentavam opioides na hora da degustação. 

Também conhecido como Fada Verde, pois acreditava-se que quem degustava em excesso teria alucinações diversas, foi o culpado por muitos crimes no passado. Pessoas que mataram pessoas sob seu efeito, pais de família que destruíram seus entes, e há até quem afirme, que Van Gogh estava sob efeito de Absinto quando cortou sua própria orelha. 

Também é o culpado por algumas doenças, especialmente a loucura, se ingerido por um longo período.

Devido a tantas acusações, o Absinto chegou a ser proibido por plebiscito em vários países da Europa, onde era mais consumido, e só foi liberado na ultima metade do século passado, após vários estudos que não comprovaram sua relação direta com estas acusações, e comprovaram que se tratava apenas de uma bebida alcoólica como outras. 

No Brasil, foi legalmente trazido e legalizado em 1999, mas com restrições. Seu teor não pode ultrapassar os 54%. 

Mas não se assustem. Apesar de seu alto teor, esta bebida na verdade tem sabor muito suave, muito mesmo. As pessoas costumam até acrescentar torrões de açúcar derretido, ou vertidos em água para que dê um sabor a mais, e deve ser sempre servido gelado para valorizar seu aroma silvestre. 

Seu sabor na verdade, lembra o sabor de uma água gaseificada, logicamente sem o gás propriamente dito, com um toque de flores. Mas tudo bem suave. 

Experiência própria, posso afirmar que devemos degustá-lo com muito cuidado, pois seu efeito não é instantâneo, nem tampouco perceptível racionalmente. Portanto cuidado ao solicitar pela segunda ou demais doses. 

Cabe muito bem em uma reunião de amigos alegres e divertidos. É risada na certa. Mas aconselho que deixem para o final da ocasião, pois devemos tomar pouco, e seu efeito também vem acrescido de sono após algum tempo. 

Há quem diga, que o Absinto brasileiro não é dos melhores, e que o checo, este sem regulamentação de álcool é o melhor. Eu sou destes!


Fica a dica:
Se você é um descobridor, e quer sair da rotina, vale muito a pena experimentar o Absinto. Tenho certeza que se surpreender, porém é altamente, absolutamente recomendável que não chegue nem próximo de um volante. 

Bom Drink! 

1 comentários :

  1. Essa amnésia alcoólica existe mesmo, tive uma com absinto certa vez que, rapaz, a coisa foi feia demais...

    Bom post.

    Parabéns pelo blog.

    http://www.felipelandrade.blogspot.com

    Abraço!

    ResponderExcluir

Scroll to top