TOMATE SECO EM 21 MINUTOS - CASEIRO ORGANICO E LIGHT


Estes tomates secos ficaram incrivelmente deliciosos, melhores que aqueles em conserva no mercado, sem nenhum aditivo conservante industrial, totalmente orgânico, e super light!

Fiz essa receita em casa, e se não tivesse guardado um pouco pra namorida, teria devorado tudo sozinho no mesmo dia. 

Como toda receita, e esta não poderia ser diferente, não fui eu quem criou. Vi pela internet um site ensinando em um vídeo resumido, a ideia e os tempos, mas claro, que dei aquela modificada básica mas essencial. 

Não vou nem descrever separadamente os ingredientes e modo de preparo porque é tão simples (mesmo), que durante a explicação do preparo já vamos falando sobre os ingredientes (tomates, azeite e temperos... Tuuuudo isso!).

Pra começar e poder chamar de orgânicos, eu encontrei estes tomates italianos no mercado que eu frequento. Estavam lindos, super vermelhinhos e sem nenhum machucado. Perfeitos! Mas claro que você pode fazer com tomates que não sejam orgânicos, desde que sejam bem maduros e de preferencia os italianos, que são estes mais adocicados e menores. Ah, e falando sobre orgânicos, pra valer a nomenclatura, não vale pensar só nos tomates viu!? Lá em casa, para esta receita, utilizamos também o azeite e temperos, todos orgânicos. Não é nóia geral, nem regra lá em casa, mas sempre que podemos, e o preço não é absurdo, estamos preferindo. 

Voltando a receita...

Lavei os tomates, retirei aquele "olho" do cabinho, e as sementes (cuidado pra não estragar seus tomates neste processo. Corte-os apenas ao meio verticalmente, e seja cuidadoso).
Aí então, passei neles uma misturinha que basicamente é: Para 7 tomates inteiros, 4 colheres de sopa de açúcar, e 1 de sal. É só misturar bem, e depois salpicar nos seus tomates por dentro e por fora (por fora não gruda muito, então capricha na parte de dentro e distribua todo o conteúdo).

Aí é só levar ao microondas.
O lance é o seguinte... são 7 vezes, sendo 3 minutos cada, com os tomates virados com o seu interior para cima, sempre em potência alta. E em cada pausa, escorra o líquido dos tomates.

Depois de pronto, e não te problemas se eles ainda estiverem quentes, num pote pequeno, intercale seus tomates com camadas de azeite, alho desidratado, cheiro verde desidratado (salsa e cebolinha), e orégano desidratado. 

Comece e termine o seu pote com as camadas de azeite e temperos. E a ideia de utilizar um pote pequeno, é você conseguir fazer pelo menos umas 3 camadas. Isso vai garantir um sabor uniforme. 

Deixe na geladeira por pelo menos 1 dia pra ele agregar melhor todos os sabores.

Só isso. Muito simples, rápido, prático, rende pra caramba, e fica muito gostoso!

E sem falar no orgulho de saber que você que fez este tomate que parece tão complicado, caro...
Vai fazer bonito com os seus amigos nos seus jantares e lanches, e ainda terá a certeza que só tem alí ingredientes de primeira e muito carinho!

Fica a dica:
A receita original, indicava lâminas de alho, ao invés do desidratado que indiquei. A diferença, é que o alho crú tende a azedar em até 5 dias na geladeira, enquanto o desidratado pode durar muito mais tempo.
Na original também não levava nenhum orgânico, mas tudo bem quanto a isso porque não altera o sabor. 
Se você consumir ele em menos de 5 dias, minha dica é que você nem precisa dispensar o azeite que sobra. Além rico em sabor pra você utilizar em qualquer outro preparo, você pode reutilizar para o seu próximo lote de tomates secos, desde que seja ainda nos primeiros 5 dias.
Harmoniza muito bem com lanches rápidos, pizza, macarrão, risoto, e vai bem até processado com ricota!
Também harmoniza bem com cervejas fortes, mas esse é só um detalhe, hahahah. ;)

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top