VOCE CONHECE O ÍNDICE BIG MAC?


          O Jornal The Economist criou um divertido índice chamado: Índice Big Mac.
          Este índice, é um guia, que pode te trazer uma noção a longo prazo de como as taxas de câmbio devem se mover ao redor do mundo. No mercado de câmbio, um hamburger é 44% mais barato na China, do que na américa. Em outras palavras, um índice barato de Big Mac sugere que o yuan está com 44% de desvalorização se comparado ao dóllar. Mas nós temos sido avisados que um hamburger barato na China não prova que o yuan esta demasiadamente desvalorizado. Em paises pobres o preço tende a ser mais barato que em países ricos pois os custos com mão de obra também são mais baratos.

          O poder de compra das taxas de câmbio devem mudar a longo prazo. Para estimar um valor justo, é utilizada uma linha chamada de "line of best fit", entre o preço do Big Mac e a renda per capita. O índice sugere que o Real brasileiro é a moeda mais supervalorizada no mundo, e que o Euro também esta significantemente supervalorizado. Mas o yuan agora parece estar perto do seu valor justo perante o dóllar - algo para os políticos americanos discutirem sobre.

Curiosidade
Você sabia que na Argentina, o governo chegou a barganhar com o McDonalds, benefícios e vista grossa para algumas coisas, e em troca, a rede teria que não mostrar as promoções do Big Mac em seus restaurantes, e não vincular propagandas com o seu preço? Tudo para esconder que sua moeda estava exageradamente desvalorizada em certo período. Para comer um Big Mac lá, você poderia chegar no balcão e solicitar normalmente, mas não teria nenhum apelo visual para isso.

Fica a dica
Sacanagem o que fazem no Brasil. Nossa moeda é considerada forte, nossa mão de obra é caríssima, mas tem muito mais pessoas de classe B, C e D comendo McDonalds do que da classe A. Ou seja, seu grande publico, não é este que virou a mesa e hoje integra a parcela rica deste país, que realmente esta crescendo mas ainda é minoria. Esta certo que os donos do McDonalds estão ganhando cada vez mais dinheiro e seus restaurantes vivem lotados... E que seus lanches na realidade não são nada saudáveis mesmo com as recentes alterações, mas ainda assim, EU gosto muito, e fico substancialmente e significantemente mais pobre toda vez que passo por ele. Ta aí, o governo bem que poderia criar um bolsa Big Mac para as classes emergentes né?

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top